3 motivos para a sua marca de moda ter um planejamento tributário preventivo
- Valentina Duarte
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan.
O planejamento tributário é o conjunto de estratégias e ações adotadas por empresas ou indivíduos com o objetivo de reduzir a carga tributária de forma legal e eficiente, dentro dos limites estabelecidos pela legislação fiscal.
Esse processo envolve a análise das obrigações tributárias e a escolha de formas de tributação, regimes fiscais e estruturas empresariais que possibilitem a economia de impostos, aproveitando-se de incentivos fiscais, isenções ou diferimentos tributários.
O planejamento tributário busca, portanto, otimizar os recursos financeiros, minimizando riscos de autuações e multas, ao mesmo tempo em que garante o cumprimento das normas fiscais. Assim, os três principais motivos para sua marca de moda aderir ao planejamento tributário são:
1. Redução de custos
Ao fazer um planejamento tributário bem elaborado com a ajuda de um advogado especializado em parceria com um contador, Há uma redução de custos, tendo vista a possível redução da carga tributária dentro dos padrões legais e éticos. Uma empresa de moda, por exemplo, é contribuinte de ICMS por realizar circulação de mercadorias, devendo, portanto pagar o referido tributo, com planejamento tributário é possível reduzir a carga tributária e consequentemente o custo operacional da empresa.
2. Aumento de lucro
Em decorrência da redução de custos, há o aumento de lucro da empresa, visto que houve uma diminuição no valor das despesas da empresa com o pagamento de altas cargas tributárias por falta de conhecimento da legislação ou por falta de planejamento estratégico e operacional.
3. Redução de litígios
O planejamento tributário, além de visar a redução da carga tributária, o seu principal objetivo é deixar a empresa em conformidade legal, o que consequentemente evita litígios, ou seja, evitar que chegue autos de infração que acarretam em processos administrativos e/ou judiciais para discutir o caso, bem como evita que a empresa seja pegue de surpresa por execuções fiscais, por deixar de pagar corretamente o tributo por desconhecimento da legislação.
É válido lembrar que em caso de litígios há as custas processual das quais, possivelmente, a empresa tenha que arcar para discutir o caso. Desse modo, o planejamento tributário é imprescindível para evitar processos dispendiosos e custosos para as empresas.
Se você tem interesse em aderir um planejamento tributário preventivo, entre em contato conosco.
Comments