Chanel anuncia lançamento da Nevold, nova plataforma de circularidade para o setor de moda e luxo
- Carolina Lago Advocacia

- 13 de jun.
- 2 min de leitura
A Chanel anunciou o lançamento da Nevold, um hub B2B de circularidade que reúne um ecossistema de empresas, startups e instituições acadêmicas com o propósito de desenvolver soluções sustentáveis para os materiais de luxo. Trata-se de um movimento estratégico e necessário, em um momento em que a moda está sob forte escrutínio por parte de consumidores conscientes e legislações ambientais cada vez mais rigorosas.

A Nevold surge como uma entidade independente, o que permite parcerias com outras marcas, inclusive concorrentes. Seu foco está na criação de materiais reciclados de alto padrão, capazes de atender às exigências do mercado de luxo sem abrir mão de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG).
A Chanel já vinha sinalizando, há alguns anos, seu compromisso com a redução da pegada de carbono e o aumento de seu impacto social. Agora, com a Nevold, a empresa transforma discurso em ação concreta, ampliando sua influência e assumindo um papel de liderança global no que se refere à circularidade de matérias-primas como couro, lã, algodão, seda e caxemira.
A inovação também passa por repensar profissões e processos: surge, por exemplo, o papel do agente de reciclagem, que integra o ciclo produtivo de forma estratégica, estruturada e juridicamente sensível.
Sob a liderança de Sophie Brocart, ex-Patou, engenheira e reconhecida pela atuação em inovação sustentável, a Nevoldcomeça sua trajetória cercada de expectativas. Seu sucesso não será medido apenas por métricas ambientais, mas também pela sua capacidade de influenciar e transformar os fundamentos jurídicos da cadeia produtiva da moda.
A criação de hubs colaborativos como a Nevold exige o amparo jurídico desde os contratos de fornecimento até as questões de propriedade intelectual, cláusulas ambientais, compliance e riscos regulatórios.
No Carolina Lago Advocacia, acompanhamos de perto os movimentos da indústria, com soluções jurídicas personalizadas que unem sofisticação técnica e atualização constante.
A sua marca está preparada para os desafios e exigências de uma economia circular? Conte com uma assessoria jurídica que antecipa riscos e estrutura decisões.




Comentários