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Estampas sazonais: você sabe como proteger?

O setor varejista, em especial o do mundo da moda, aguarda ansiosamente os períodos sazonais de vendas, como o natal, data representada tradicionalmente pela troca de presentes, o carnaval, época marcada por produções criativas e fashionistas para cada dia de folia, e o Halloween, festa tradicional norte-americana, celebrada no dia 31 de outubro e que cada vez mais está sendo difundida no Brasil, popularmente conhecida como Dia das Bruxas.


Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima-se que o Natal de 2024 movimentou cerca de R$ 69,75 bilhões em vendas, com destaque para lojas especializadas em itens de vestuário, calçados e acessórios, com 28,8% do total (R$ 20,07 bilhões) no ano de 2024.


Uma pesquisa feita pela Nuvemshop, plataforma utilizada para a criação de lojas de e-commerce, demonstrou que o carnaval de 2024 aumentou as vendas em 70% durante o período de 1º de janeiro a 4 fevereiro de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. O levantamento demonstrou que mais de 51 mil produtos relativos ao Carnaval foram vendidos, gerando uma movimentação de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Os produtos mais vendidos são do nicho da moda, como bandanas, camisetas, fantasias e acessórios. Somente na área de vestuário houve um aumento de 339% nas vendas e um faturamento superior a R$ 440 mil reais.


Quanto ao Halloween, uma pesquisa de mercado divulgada pela Rede Globo mostrou que no ano de 2024, 62% dos brasileiros responderam que iriam fazer compras direcionada à festividade. Desses, 69% pretendem adquirir roupas e acessórios com a temática de dia das bruxas.


Uma estratégia bastante utilizada pelas grandes marcas de moda é a criação de estampas sazonais para algumas peças e até mesmo coleções especiais inteiramente produzidas para o período comemorativo, sob a temática de cores e elementos figurativos que remetam a data, como por exemplo, no Natal as cores verde, vermelho e branco e elementos figurativos como guirlandas, renas, biscoitos de gengibre, flocos de neve, lareiras, árvores de natal e papai noel, tudo isso com muita originalidade, sem afastar a essência da marca, para que o público reconheça-a, ao mesmo tempo que torna um objeto de desejo imediatista, uma vez que é limitado por ser especial de natal.


Após desenvolver estampas e designs temáticos, as marcas recorrem a parcerias estratégicas com influenciadores para promover suas criações em diversos canais de comunicação. As pessoas consomem os  produtos sazonais de sucesso o mais rápido possível, pelo receio que se esgote e não consiga ter acesso quando a data comemorativa passar.


Esses designs, mesmo que sazonais, podem e devem ser protegidos por meio dos direitos da propriedade intelectual, através do registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), para que as criações se tornem ainda mais exclusivas, evitando brechas que possam permitir casos de plágio que irão prejudicar as vendas das peças originais.


E você, já pensou em criar estampas e designs sazonais, para impulsionar as vendas de sua marca durante os períodos especiais e comemorativos do ano?


 
 
 

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